Trabalhar em um setor administrativo de uma empresa é ter que receber e enviar diversos e-mails diariamente. Mas para qualquer profissional, o domínio da língua portuguesa é uma das competências obrigatórias. O descuido com o idioma é mais comum do que a gente pensa, é preciso entender e aplicar todas as regras gramaticais que temos em nosso português.
Para te ajudar a evitar os erros e não fazer feio nos e-mails da empresa, separamos alguns tópicos importantes na hora de escrever para outra pessoa.
1. A regra dos Porquês
A regra dos porquês é uma das dúvidas comuns não só na escrita de e-mails, mas nos textos em geral. São quatro porquês e é preciso decorar onde usar cada um.
- Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais);
- Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações;
- Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa.
- Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.
2. Onde e Aonde
A grande diferença entre “onde” e “aonde” é que o primeiro é usado em situações que não mudam de lugar; já o segundo indica movimento. Ou seja:
- “Onde” – um lugar em que alguém ou alguma coisa está
- “Aonde” – refere-se ao lugar onde alguém ou alguma coisa vai
3. Afim e A fim
Para usar essas duas palavras da forma correta é só você saber que “afim”, junto, significa afinidade, parentesco ou adeptos, e “a fim”, separado, indica propósito, intenção ou finalidade.
4. A princípio e Em princípio
“A princípio”, com a preposição no começo, tem sentido de início. Diferente da expressão “em princípio” que se refere a algum valor ou essência, equivale a “em tese”.
5. Acerca de e Cerca de
“Acerca de” é fácil, o significado dela é o mesmo da palavra “sobre” ou da expressão “a respeito de”. “A cerca de” está relacionada à proximidade das coisas.
6. Decerto e De Certo
O uso correto da palavra “decerto”, junto, é indicado quando há alguma possibilidade, um sinônimo de “talvez” ou “certamente”. “De certo” separado, trata-se de algo não especificado, ou algo verdadeiro.
7. Descriminar e Discriminar
Quando você quer separar as coisas ou indicar questões desiguais, o uso certo é “discriminação” com “i”. Já “descriminação” com “e” refere-se a tirar a culpa de um crime.
8. Na medida em que e À medida que
A expressão “na medida em que” tem sentido de causa, podendo ser trocada por “porque” ou “visto que”. A segunda expressão, “à medida que”, indica progressão proporcional.
9. De encontro a e Ao encontro de
Duas expressões que geram muitas dúvidas: “de encontro a” indica algo negativo; “ao encontro de” demonstra afinidade de idéias.
10. Anexo e Anexa
Talvez as duas palavras que mais geram dúvidas na hora de escrever um e-mail. O correto é “anexo”. Além disso, sendo um adjetivo, ele deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. Entre “anexo” e “em anexo”, é recomendável utilizar a forma sem a preposição.
Leia mais, escreva mais
A melhor forma para você entender a aplicação de todas as regras gramaticais é ler mais e escrever mais. Não é uma obrigação ter uma redação perfeita, mas é importante para um profissional saber se comunicar através da escrita. Siga nossa dicas e melhore seus e-mails profissionais.
Comentários