É nosso cliente? Avalie-nos!

Aprenda a calcular a margem de lucro de um produto ou serviço

Por 9 de janeiro de 2020Outras Notícias

Todo empresário almeja a uma empresa rentável e que gere lucro em todos os setores. Mas para alcançar esse objetivo é preciso ficar atento em um item fundamental. A lucratividade de uma empresa é o essencial para o seu sucesso. E aí temos um problema: muitas pessoas têm dúvidas sobre como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço.

Essa “continha” deveria estar na ponta da língua de todos aqueles que decidem abrir uma empresa, mas se você ainda tem dúvidas, podemos te ajudar. Acompanhe até o final e entendo o que é e como funciona o cálculo de margem de lucro.

O que é margem de lucro bruta?

O lucro nada mais é que a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (lucro bruto = receitas totais – custos). Já a margem de lucro bruto é o percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (margem de lucro = lucro bruto/receitas totais x 100).

Por exemplo, para calcular o lucro de um determinado período, é preciso somar todo o faturamento e tirar o que foi gasto para realizar os serviços ou produzir o produto. O resultado será o lucro do período. O cálculo da margem de lucro é feito dividindo o lucro pela receita total e multiplicando o resultado por 100. 

A partir dessas informações, o empreendedor tem uma boa noção de como anda a empresa. É importante ter o lucro em porcentagem, já que informar apenas em reais pode não dar a dimensão precisa do cenário do negócio.

O que é margem de lucro líquida?

Outro dado relevante é a margem de lucro líquida. Neste caso, além dos custos para a execução dos serviços, é necessário abater também os impostos sobre faturamento, tributação e encargos sobre folha e outros, aluguel ou manutenção da sede, telefone, água, luz, internet, e despesas com o pessoal administrativo.

Ou seja, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, é necessário dividir esse valor pelo total da receita (margem líquida = lucro líquido após os impostos/receita total x 100).

Qual a importância de calcular a margem de lucro?

Com a margem líquida, é possível identificar quanto realmente sobra do preço cobrado, o que ajuda a avaliar a saúde financeira do seu negócio. Observar apenas os números de faturamento pode trazer dados equivocados. É importante saber as margens de lucro para ter um desenho mais preciso de toda a empresa. Muitos empresários se concentram apenas nos números das vendas e esquecem que os custos também têm um grande impacto nas finanças.

Qual a margem de lucro ideal?

Não há resposta exata para essa pergunta. Alguns estudos trazem alguns números, mas é importante pesquisar a média de margem do mercado junto ao concorrentes. Assim sendo, pode-se dizer que a margem de lucro vai depender de cada empresa, do setor de atuação, do tipo de produto ou serviço oferecido, do custo total das operações, da formulação de preços, do ambiente externo, etc.

Outro fator que precisa ser levado em conta é que as margens podem variar de produto para produto, o que torna necessário um cálculo individual sobre cada item.

Como você pode ver, calcular a margem de lucro do seu produto ou serviço é bem simples, mas você precisa ter total controle e gestão de suas finanças. Invista em capacitação e aprenda a gerir bem o seu negócio.