Dicas para gerenciar pequenos negócios

Homem preocupado com um relatório gerencial

Gerenciar pequenos negócios pode ser um desafio! Entre as principais dificuldades enfrentadas por gestores e empresários, estão os problemas gerenciais e a falta de capital. Mas, como é possível superar esses obstáculos para empreender com sucesso?

É necessário muito planejamento e conhecimento para tomada de decisões assertivas que alavanquem o negócio. Assim, você se esquiva dos dois principais problemas: a falta de organização e a falta de capital. Inclusive, em muitos casos elas estão relacionadas e impactam diversas áreas da sua empresa.

Neste texto, apresentamos os conceitos básicos para gerenciar pequenos negócios e apresentamos um e-book desenvolvido pelo Sebrae com informações aprofundadas sobre o assunto.

Os principais desafios para gerenciar pequenos negócios

Compreender e organizar as informações é um dos desafios diários de muitas instituições, sobretudo de micro e pequenas empresas nas áreas do comércio, indústria e serviços. Qual o seu principal desafio na empresa atualmente? Invariavelmente, a falta de capital e os problemas gerenciais aparecem como as causas principais das dificuldades de muitos gestores e empresários. 

Soma-se a isso a dificuldade em levantar as informações, fazer os cálculos corretos e elaborar os relatórios necessários. Contudo, a sentida ausência de capital de giro, na maioria das vezes, é fruto da administração deficiente dos próprios recursos da empresa, repercutindo negativamente nas demais áreas da organização. 

Entre as ações necessárias para solucionar esses problemas, estão: 

  • Saber fazer a busca de informações internas e externas e os controles físicos e financeiros básicos para a administração financeira de seu negócio;
  • Entender como construir indicadores e relatórios de forma organizada para uma melhor gestão administrativa;
  • Aprender a fazer tomadas de decisões assertivas, consideradas elementares evitar problemas que comprometem o alcance das metas de lucratividade, rentabilidade e equilíbrio financeiro do negócio.

Em síntese, é necessário levantar informações importantes sobre a empresa e utilizar estes dados para tomada de decisões. 

E-book: administração de pequenos negócios

Mas, por onde começar a estudar este assunto? Pensando nisso, o Sebrae/SC desenvolveu um e-book com as informações necessárias para orientar a resolução de problemas no gerenciamento de pequenas empresas.

São apresentados e detalhados uma série de conceitos de administração que vão contribuir de forma prática e objetiva com o sucesso do seu negócio. Assim, os principais aspectos para um efetivo e moderno gerenciamento empresarial são apresentados de forma prática e objetiva. 

Por meio de uma abordagem prática, são apresentados os principais conceitos necessários para elaborar os relatórios gerenciais financeiros e fazer os cálculos de custos e projeção do preço de vendas e, além disso, aprenderá a formar as competências atitudinais para realizar essas atividades.

Para fazer download do e-book, de forma gratuita, basta clicar aqui! Além deste material, o Sebrae também elaborou um curso com o mesmo nome, que apresenta métodos para tomar decisões assertivas, consideradas elementares e evitar problemas que comprometem o alcance das metas de lucratividade, rentabilidade e equilíbrio financeiro do negócio.

Além destes recursos, o Sebrae tem diversos outros materiais disponíveis de forma gratuita em seu site. Aqui, no blog da Contabilidade Gêmeos, você também encontra dicas sobre os principais assuntos de interesse de gestores de diversas áreas. Bons estudos!