Escolha uma Página

Uma empresa pode ter diversos objetivos durante um ano, mas sempre com um foco comum e principal: gerar lucros. Para que isso ocorra, é necessário planejar. E para saber se o planejado está indo de acordo é necessário ter indicadores de gestão para avaliar a performance da empresa.

Nesse texto você entenderá quais são os principais indicadores de gestão e por que usá-los.

O que são indicadores de gestão?

Os indicadores de gestão são uma ferramenta utilizada na tomada de decisão. 

Eles servem para analisar as informações disponíveis, organizá-las e usá-las para dar embasamento aos planos de ação.  Isso permite uma leitura objetiva de muitos pontos fortes e fracos da empresa e auxilia em melhoras. 

Por meio deles, também é possível mensurar os resultados de cada ação e entender o que faz sentido dentro da estratégia de uma empresa, e quais são os pontos de melhoria. 

Portanto, usar esses indicadores e acompanhar os números da empresa também é importante para planejamentos futuros. Isso permite que as decisões fujam do puro “feeling”, instinto, intuição ou similares.

Trabalhar com esses indicadores permite que se lide melhor com problemas, por tornar possível refletir sobre novos investimentos, melhorar processos, reduzir custos, selecionar novos fornecedores, entre diversos outros. 

Quais são os principais?

Os indicadores variam de acordo com o tamanho da empresa,  com a natureza e o planejamento de cada negócio. Segue aqui alguns exemplos listados de indicadores que podem ser analisados:

  • Lucro líquido: É o valor que sobra após a dedução dos custos e despesas do faturamento total da empresa.
  • Margem de lucro líquida: É o que a empresa planeja lucrar como retorno do que foi investido.
  • Market Share: É a porcentagem correspondente à relevância da empresa no mercado em que ela está inserida.
  • Taxa de retenção de funcionários: É o tempo médio que os funcionários ficam na empresa. 
  • EBITDA: Sigla em inglês para  Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. O cálculo do EBITDA permite que o gestor saiba o quanto a empresa está gerando de caixa de acordo com suas atividades operacionais, sem subtrair os impostos e impactos financeiros.
  • Índice de inadimplência: É o índice que avalia o que a empresa tem para receber e o quanto está atrasado ou não foi pago.
  • Net Promoter Score (NPS): Pesquisas para análise do nível de satisfação dos clientes da empresa. 

Por que usar indicadores de gestão?

No mercado atual, não é possível prever todos os problemas que uma empresa pode enfrentar. E muito menos encontrar soluções rápidas e efetivas diante dos imprevistos.

Portanto, os indicadores de gestão funcionam como ferramentas para obter informações de como lidar com estas situações e se preparar antes mesmo que elas ocorram. 

Eles vão permitir que se tome decisões baseadas em dados reais e estratégicos e não em intuições. 

O feeling e o conhecimento de mercado são importantes, mas eles não devem ser a base dos planos de ação das empresas. Os dados oferecem visões completas e livres de vieses, portanto devem ser explorados sempre que possível. 

Precisando de apoio na gestão?

Entre em contato! A Contabilidade Gêmeos tem especialistas em diversas áreas da contabilidade. Pague menos impostos, conheça a fundo a saúde financeira da sua empresa, obtenha dados para embasar a gestão, e mais!

 

ENTRE EM CONTATO!

× Como posso te ajudar?