Segundo a Previdência, 2.432 correspondências foram enviadas; para receber benefício é preciso ter feito 180 contribuições ao INSS
SÃO PAULO – Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de outubro receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 2.432 correspondências foram enviadas, sendo que 1.435 foram somente para mulheres.
O envio do aviso para requerimento do benefício foi estabelecido em junho de 2010, com o objetivo de informar os segurados sobre seus direitos previdenciários. A medida prevê que as pessoas que já tenham completado a idade mínima e a carência necessárias para a aposentadoria recebam o aviso.
Homens que completam 65 anos e mulheres que completam 60 anos a partir do dia 1º de abril devem receber o documento. Ambos devem ter feito 180 contribuições ao INSS – se o segurado estiver inscrito no instituto até 24 de julho de 1991.
Informações e segurança
A carta possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS. A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.
Além disso, o documento tem o nome e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) do segurado, a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições feitas ao INSS e a estimativa de renda mensal do benefício.
Aqueles que não receberam a carta, mas têm condições para se aposentar por idade, devem providenciar a correção de seu cadastro, agendando o atendimento pela Central 135. A Previdência alerta os segurados para que mantenham seus dados atualizados.
Os segurados que receberam a carta, caso tenham interesse, podem agendar o requerimento de sua aposentadoria por idade a partir da data de seu aniversário
Fonte: Infomoney
Comentários