A Nokia terá patenteado uma bateria flexível, que pode ser enrolada e que, a transformar-se em realidade, permitirá criar dispositivos bastante diferentes dos atuais.
De acordo com a informação avançada pelo site Nokia Power User, que cita vários detalhes do registo, a bateria poderá ser dobrada de várias formas, sem que isso altere o seu desempenho ou prejudique o seu funcionamento.
O dispositivo será constituído por fitas de ligação que permitem a transmissão de carga elétrica para as diferentes áreas. Não estão disponíveis muitos mais detalhes sobre a tecnologia, mas é possível perceber que, se vier a transformar-se numa realidade, permitirá criar produtos muito mais finos, uma transformação com impacto ao nível do design e do peso.
A informação disponível adianta ainda que o nome provisório do projeto é Rocambole e que o intuito da Nokia é usar este tipo de tecnologia em diferentes tipos de dispositivos.
Também se explica que uma das características do conceito é o de criar uma bateria que pode ser ligada a diferentes partes do dispositivo, pois terá um sistema diferente de ligação. A nova bateria foi pensada para ser usada em dispositivos também eles flexíveis, numa perspetiva de evolução do conceito.
O trabalho da Nokia nesta área não é novo. No último trimestre do ano passado o mesmo site dava conta de uma patente registada pela empresa que também assentava no mesmo conceito e que se destinava ao uso em dispositivos curvos. Uma das imagens do alegado pedido de registo é a que pode ser vista em baixo.
Fonte: http://tek.sapo.pt/
Comentários