É nosso cliente? Avalie-nos!

6 erros na gestão da sua empresa que podem ser fatais

Errar é humano, mas, no mundo dos negócios, praticamente, não há margem para erros. As consequências de erros de gestão em uma empresa podem ser bem graves e colocar em risco os negócios. Por isso, é muito importante conhecer os principais erros na gestão da sua empresa, que podem ser fatais, e aprender com eles.

Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Requer habilidades importantes que precisam ser adquiridas, desde que o empreendedor esteja apto a novos conhecimentos e perspectivas. Quando eficiente, a gestão empresarial é um dos alicerces mais importantes para o sucesso da empresa. 

Para te ajudar, preparamos uma lista com 6 erros na gestão empresarial que podem arruinar a sua empresa.

Não registrar todas as movimentações

Toda empresa precisa ter bem claro e anotado todas as entradas e saídas em um registro detalhado. Sem saber os créditos e débitos, não há como avaliar se o caixa do negócio está indo bem ou mal. Isso interfere em toda a rotina da empresa, por exemplo, quando for pagar contas ou comprar suprimentos, essas ações serão feitas às cegas. Não registrar todas as movimentações da empresa é fruto de desorganização e pode impossibilitar a empresa de atuar por muito tempo.

Não separar as finanças pessoais das empresariais

Essa é uma das falhas mais graves que se pode ter na gerência de uma empresa, mas é bem comum tratar o dinheiro da empresa como se fosse seu. Essa prática pode trazer vários problemas ao longo do tempo. É muito importante separar as finanças e ter disciplina com o dinheiro da empresa, mesmo sendo um pequeno empresário. 

Não ter um plano de negócios

Quando se trata de uma empresa, é preciso pensar no futuro e ter um plano de negócios bem planejado e organizado. Um plano de negócios é um documento que aponta quais são as diretrizes futuras da empresa e define seus objetivos e suas metas. Com ele em mãos, fica mais fácil guiar as ações de todos os colaboradores para que esses objetivos sejam cumpridos. Independentemente de você estar começando ou não, essa é uma questão que deve ser levada a sério. 

Não utilizar um sistema de gerenciamento financeiro

Uma empresa precisa sempre estar em dia com as inovações tecnológicas. E aí entra as funcionalidades de um bom sistema de gestão financeira. Com essa ferramenta é possível lançar as despesas e receitas, fazer fluxo de caixa e DRE. É uma ótima aliada para organizar as contas da empresa e evitar o primeiro erro desse texto.

Não se preparar para épocas de baixa lucratividade

Toda empresa pode passar por momentos de baixo movimento e lucratividade. Isso pode acontecer uma função de finais de semana prolongados, férias ou qualquer outro motivo. É importante prever esses momentos para poder passar um pouco mais tranquilo por essas épocas de escassez. Cometer o erro de não ter uma reserva para os dias ruins é bem arriscado, já que a empresa ainda irá precisar pagar funcionários, fornecedores, aluguel e outras contas.

Não investir em marketing

Hoje, a empresa que não aparece, não existe. Por isso é bem importante investir em marketing e publicidade. Essa é uma área essencial para qualquer tipo de negócio, sendo considerado extremamente estratégico para atrair muito mais clientes. Com a revolução da internet, ficou muito mais fácil e barato marcar presença, principalmente na internet, em sites e redes sociais. 

Destacamos a importância de aprender com os erros cometidos. Como falamos, errar é normal, mas as correções devem ser aplicadas de forma ágil, contribuindo para melhorar a gestão da empresa e o tempo de atuação da mesma.