É nosso cliente? Avalie-nos!

HOMOLOGNET – Implantação pelas entidades sindicais de trabalhadores

Por 18 de novembro de 2013Trabalhista/Previdenciária

Foi publicada no DOU de 14/11/2013 a Instrução Normativa SRT nº 17, de 13/11/2013, que estabelece procedimentos e cronograma para utilização do Sistema HomologNet pelas entidades sindicais de trabalhadores, para a assistência e homologação de rescisão de contrato de trabalho.

As entidades sindicais de trabalhadores interessadas em utilizar o Sistema HomologNet para a realização de assistência à homologação de rescisão de contrato de trabalho deverão atender aos requisitos e procedimentos previstos na Instrução Normativa sob comento.

O acesso pelas entidades de trabalhadores ao módulo de assistência à homologação de rescisões de contrato de trabalho do Sistema HomologNet será feito exclusivamente por meio de certificação digital ICP-Brasil.

Para cadastramento no Sistema HomologNet, a entidade sindical laboral deverá estar com o seu registro atualizado no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES e formalizar pedido à Secretaria de Relações do Trabalho, pra sua habilitação ao módulo de assistência à rescisão de contrato de trabalho.

A entidade sindical laboral deverá emitir procuração digital e cadastrar, no Sistema HomologNet, os assistentes de homologação autorizados a prestar assistência aos trabalhadores da categoria.

Os assistentes de homologação cadastrados também deverão possuir certificado digital ICP.

As entidades sindicais laborais interessadas em adotar o Sistema HomologNet, e que tenham pactuado Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho que estabeleçam forma de cálculo rescisório diferente do previsto na legislação trabalhista, poderão formalizar o pedido à Secretaria de Relações do Trabalho para incorporação dessas regras de cálculo no HomologNet.

A disponibilização do módulo de assistência à rescisão do contrato de trabalho às entidades sindicais de trabalhadores observará o seguinte cronograma:

– Projeto Piloto para entidades sindicais laborais com sede em Brasília: a partir de 18 de novembro de 2013;

– Ampliação do projeto para entidades sindicais de trabalhadores das demais unidades da federação: a partir de 1º de agosto de 2014; e

– Abertura do módulo de assistência à rescisão a todas as entidades sindicais de trabalhadores interessadas: a partir de 1º de fevereiro de 2015.

IMPORTANTE! As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego deverão obrigatoriamente utilizar o Sistema HomologNet na assistência à homologação da rescisão do contrato de trabalho, relativa à categoria representada por entidade sindical laboral que tenha adotado o módulo de assistência à rescisão do sistema.

Fonte: http://www.itcnet.com.br