É nosso cliente? Avalie-nos!

Profissionais do Mais Médicos começam a chegar em Santa Catarina

Por 3 de setembro de 2013Trabalhista/Previdenciária

Nesta segunda-feira (2), os médicos brasileiros cadastrados no Programa Mais Médicos começaram a chegar nas cidades onde atuarão pelos próximos três anos, segundo informações do Ministério da Saúde.

Na primeira etapa do programa,46 médicos se inscreveram para trabalhar em 28 cidades de Santa Catarina. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que 29 brasileiros e 22 estrangeiros assumam os cargos. Os municípios solicitaram 503 médicos para o estado.

Nesta segunda (2), de acordo com o Ministério, os médicos devem apresentar ao gestor municipal o termo de adesão e compromisso e a documentação exigida para participação no programa. Após aprovado pelo gestor, os profissionais têm 15 dias para enviar os documentos para o Ministério da Saúde, em Brasília. Os médicos estrangeiros começam a trabalhar no dia 16 de setembro.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Florianópolis espera receber seis médicos nesta segunda-feira (2). Os locais onde os médicos serão alocados não foi divulgado até a noite desta segunda (2).

No Oeste, quatro cidades da região têm previsão para receber profissionais: Saudades, Guaraciaba, Nova Erechim recebem médicos brasileiros formados na Argentina. Já em Xanxerê, a atuação será de um médico argentino. A região Norte deve receber cinco novos profissionais em três cidades: Mafra, Araquari e São Francisco do Sul.

De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos não são contratados pelas normas da CLT, mas sim como bolsistas. O programa, segundo informações do Ministério da Saúde, funciona como um programa de residência. Os médicos são supervisionados por tutores e fazem curso de formação em atenção básica, equivalente a uma pós-graduação. O programa tem duração de três anos e até o fim deste prazo não haverá mudanças nas formas de contratação.

Fonte: http://g1.globo.com