É nosso cliente? Avalie-nos!

Receita Alerta Sobre E-mail Falso Referente ao IR 2012

Por 1 de fevereiro de 2013Outras Notícias

A Receita Federal reforça que não envia e-mails sem autorização do contribuinte

SÃO PAULO – A Receita Federal está alertando aos contribuintes sobre um e-mail falso que está circulando em seu nome.

Segundo a Receita, a mensagem busca iludir o cidadão ao orientá-lo a abrir arquivos e links para uma suposta regularização de divergências na DIRPF (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física) do exercício de 2012.

O órgão ressalta que essas mensagem são utilizadas por quadrilhas especializadas em crimes virtuais, que tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras do contribuinte.

Fique de olho

No geral, as mensagens falsas enviadas em nome da Receita Federal sempre invocam urgência e apresentam telas que misturam informações falsas com verdadeiras, utilizando nomes e timbres oficiais.

Dentre os assuntos há, por exemplo, mensagens dizendo que o “CPF está cancelado ou pendente de regularização”, que a “declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora”, ou “que há erros na restituição do Imposto de Renda, com valores residuais a serem recebidos”.

A Receita Federal reforça que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. Assim, ao receber mensagens como esta, o cidadão deve exclui-la, sem abrir links ou arquivos anexados

Fonte: Infomoney