É nosso cliente? Avalie-nos!

Receita Libera, para Teste, Programa do IR 2013

Por 13 de dezembro de 2012Outras Notícias

SÃO PAULO – Está disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) a versão de teste do Programa IRPF 2013 (ano-base 2012).

O programa é colocado à disposição para que os contribuintes o conheçam com antecedência e possam fazer comentários sobre a ferramenta. Críticas e sugestões devem ser encaminhadas, até o dia 28/12/2012, para o endereço irpf.beta@receita.fazenda.gov.br.

Nova versão

De acordo com a advogada tributária do escritório Vigna Advogados, Marina Damini, caso a versão disponibilizada para teste seja mantida pela Receita sem alterações, no próximo ano, o contribuinte encontrará três alterações.

A primeira, é o limite de desconto simplificado de 20% dos rendimentos tributáveis, que era de R$ 13.916,36 e passou para R$ 14.542,60. A segunda, diz respeito a ficha “Pagamentos e Doações”, que, segundo a advogada, foi desmembrada e passará a contar com uma ficha para pagamentos efetuados e uma para doações efetuadas.

Já a terceira, é o fato da Receita ter acrescentado a possibilidade de informações do companheiro, visto que, na declaração anterior, 2012, somente podiam constar informações do cônjuge. Segundo o supervisor Nacional do IR, Joaquim Adir, esta foi uma alteração somente de nomenclatura.

Adir lembou ainda que, na próxima declaração, o contribuinte poderá importar os dados de despesas do ano anterior para, caso não tenham ocorrido mudanças, não precisar digitar tudo novamente.

Fonte: Infomoney