É nosso cliente? Avalie-nos!

Como calcular o preço de venda de uma mercadoria?

Por 29 de julho de 2019Outras Notícias

Como calcular o preço de venda de uma mercadoria? Essa é uma pergunta que muitos varejistas se fazem na hora da precificação de uma mercadoria nova que será exposta nas prateleiras do seu negócio. 

São muitos detalhes que precisam ser observados e contas que precisam ser feitas para que seja possível calcular o preço de venda corretamente. É importante analisar o custo do produto, os gastos fixos da empresa, os gastos variáveis e a margem de lucro.

Qual a importância de um preço de venda correto?

O preço de venda é o valor que a empresa irá cobrar dos seus clientes. É muito importante ter um valor correto já que ele deve cobrir todos os custos que a empresa tem para comprar, vender e ainda obter um lucro sobre essa mercadoria.  Ou seja, é uma atividade essencial para montar todo o planejamento da empresa. Além disso, cobrar o valor correto dos clientes é o melhor caminho para aumentar a competitividade entre empresa e seus concorrentes.

Como precificar uma mercadoria?

Custo da mercadoria:

O primeiro passo para calcular o preço de venda de uma mercadoria é identificar o custo dela. Quando falamos do custo, não estamos falando, apenas, do valor que foi pago nela, e sim todos os custos envolvidos na operação, sejam eles transporte, embalagens e outros. 

Se não levar em consideração todos os custos até o momento da venda para o cliente, o preço pode ficar menor do que deve ser, podendo reduzir a margem de lucro ou até dar prejuízo para a empresa.

Gastos fixos:

Outro fator que deve ser levado em conta são os gastos fixos que não estão diretamente envolvidos no processo de compra. É preciso considerar as despesas como aluguel ou salário dos funcionários para a empresa ter caixa para realizar esses pagamentos.

Gastos variáveis:

Assim como os gastos fixos, os gastos variáveis também precisam ser levados em conta pelo mesmo motivo dos fixos. Caso não sejam incluídos nos cálculos no preço de venda, pode ser que a empresa não tenha caixa para esses pagamentos. Algumas despesas variáveis são os impostos, as comissões por venda e as comissões de cartões de crédito, por exemplo.

Margem de lucro: 

Após definir os custos e as despesas da empresa, o próximo passo é definir a margem de lucro. A margem de lucro é a porcentagem de ganho sobre a venda do produto. É importante lembrar que essa margem deve ser calculada em cima de cada produto individualmente.

Para fazer o cálculo da margem de lucro é preciso levar em conta a quantidade de vendas analisando o histórico do mesmo e a demanda que cada item possui.

Quer entender mais sobre o cálculo do preço de venda? Assista o vídeo abaixo e tenha certeza que você está colocando o preço certo em suas mercadorias: