O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2017 está com dois dias a menos do que os outros anos e quase chegando ao fim, a entrega final acontece na sexta-feira, 28 de abril. É importante estar atento a data para não deixar passar, desta forma a quantidade de erros de preenchimento ou alterações podem ocorrer calmamente.

O maior desses benefícios de declarar seu Imposto de Renda é evitar futuros problemas. O contribuinte que estiver “adiantado” nesse processo tem a oportunidade de organizar e analisar todos os documentos, verificando se faltou alguma informação, podendo ainda decidir se declara junto ou separado, por qual modelo irá optar, enfim, inúmeras opções de benefícios para quem deixar tudo pronto, e ainda evitar a dor de cabeça.

Um grande problema é simplesmente o esquecimento. Como o prazo parece longo algumas pessoas esquecem ou vão deixando para depois, o que no final ocasiona em correria para não se prejudicar. E então a pressa torna-se uma grande inimiga. Nesse processo ligeiro para terminar tudo rápido o contribuinte acaba cometendo alguns equívocos, como declarar algum valor errado, anotar rendimentos tributáveis em campos de não tributáveis, por isso é preciso tempo e calma para declarar o seu Imposto de Renda, mas se você já não os tem, agende um horário com a Contabilidade Gêmeos que deixaremos tudo em ordem pra que você não se perca nesse prazo apertado.

Declarar o Imposto de Renda requer alguns documentos necessários que são lembrados apenas na hora de preencher os papéis, esse também é outro motivo para estar atento, porque encontrar todos esses documentos pode levar tempo. Alguns deles são:

• Contrato ou escrituras de compra e venda de imóveis ou automóveis
  • Notas fiscais de escolas, centros médicos, rendimentos de empresas e instituições financeiras
  • Comprovantes de pagamentos ou recebimentos de pensões alimentícias judiciais ou por escritura pública
  • Comprovantes das contribuições previdenciárias oficiais pagas
  • Comprovantes relativos à previdência complementar e de contratos de empréstimos, ou de doações efetuadas ou recebidas.

Quem perde o prazo para a declaração do Imposto de Renda acaba recebendo uma multa. Mesmo sem imposto para declarar o valor da multa mínima é de R$ 165,74 para quem estava obrigado a declarar e realizou a entrega fora do prazo. Lembrando que existe uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto, limitada a 20%, fora os juros e multas. Por isso é importante estar atento ao prazo e realizar a declaração com calma, assim você terá tempo para preparar todos os documentos e sair da Gêmeos Contabilidade com tudo certinho. Para saber mais sobre a declaração do Imposto de Renda, acesse nosso site ou entre em contato conosco.

O Imposto de Renda

É um imposto federal que incide sobre a todas as pessoas que tenham obtido um ganho acima de um determinado valor mínimo. Anualmente este contribuinte é obrigado a prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual – DIRPF, para apurar possíveis débitos ou créditos (restituição de imposto).

É pago pelas pessoas físicas, sendo calculado com base em sua renda. A alíquota é variável e proporcional à renda tributável (alíquota progressiva). Contribuintes com renda até determinado valor são considerados isentos.

Agende seu horário

Para garantir o acerto no seu Imposto de Renda e respeitar o prazo exigido ainda dá tempo. Marque um horário conosco e venha até nosso escritório!

📞 (47) 2104-2050
📧 contato@gemeosnet.com