É nosso cliente? Avalie-nos!

Foco no usuário é a prioridade da Diretoria de Marcas

Por 16 de junho de 2011Outras Notícias

Ampliar o relacionamento com os cidadãos e atender às suas demandas com rapidez e qualidade. Estas são as prioridades da Diretoria de Marcas sob o comando do sociólogo Vinicius Bogéa Câmara, cuja nomeação como diretor foi publicada no Diário Oficial da União em 13 de junho de 2011. Por ter atuado como assessor da Diretoria, este tecnologista de 32 anos, há sete no INPI, acredita que possui uma visão global da área, que contribuirá para executar os projetos necessários.

Com o foco no usuário, o novo diretor destaca que a área de marcas precisa de sistemas simples e compreensíveis, resultados previsíveis e procedimentos uniformes. O cidadão que busca registros de marcas deve ter facilidade para fazer seus pedidos e obter respostas do INPI, além de garantir seus registros com agilidade e segurança jurídica.

Neste contexto, o INPI irá lançar, ainda em 2011, o e-Marcas 2.0, com melhorias em relação ao modelo atual, e o IPAS, novo sistema de exame de marcas. O objetivo é tornar o processo mais ágil e simples para o usuário. Esta é uma das ações para buscar a meta de examinar uma marca num prazo médio de nove meses.

Com os padrões de qualidade definidos pelo manual de procedimentos e pelas diretrizes de análise, finalizados em 2010 e já em execução, a expectativa é que os registros gerem cada vez mais segurança para quem está fazendo novos investimentos.

Ainda na questão do relacionamento com os usuários, a Diretoria pretende avançar nos sistemas de atendimento ao público e nos diálogos com as empresas, que já vêm sendo realizados. Como instrumento de desenvolvimento econômico, o novo diretor destaca também a importância de impulsionar as marcas coletivas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Fonte: INPI