É nosso cliente? Avalie-nos!

Operação Correios para fiscalizar mercadorias sem nota fiscal

Por 28 de dezembro de 2011Contábil/Fiscal

Secretaria da Fazenda realiza Operação Correios para fiscalizar mercadorias sem nota fiscal.

As operações realizadas por meio de comércio eletrônico, conhecido como e-commerce, foram alvo de fiscalização da Secretaria da Fazenda dia 09/12/2011. Com apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o fisco estadual deflagrou a Operação Correios, no centro de distribuição localizado no bairro Carianos, em Florianópolis, que recebe encomendas transportadas exclusivamente por via aérea.

A operação contou com a participação de dez auditores fiscais da Receita Estadual que analisaram se os produtos comprados pela internet que chegaram em Santa Catarina estavam ou não acompanhados de documentação. “A maior irregularidade encontrada nestes casos é mercadoria sem nota fiscal”, explica o gerente de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, Francisco de Assis Martins.

Os compradores serão intimados e os produtos apreendidos ficarão sob responsabilidade da Secretaria da Fazenda até que o destinatário comprove a documentação. “A nota fiscal é obrigação de quem vende, mas também responsabilidade de quem compra”, lembra Martins.

Em função da proximidade do Natal, a Secretaria da Fazenda vem aumentando o controle das compras virtuais e colhendo dados para subsidiar o trabalho dos Grupos Especialistas Setoriais (GES) e da Carteira Regional de Ação Fiscal (CRAF), com o objetivo de coibir a sonegação fiscal em Santa Catarina.

Fonte: SEF/SC