É nosso cliente? Avalie-nos!

PROEX: Programa de Financiamento às Exportações

Por 24 de junho de 2020Outras Notícias

As empresas que trabalham com exportação devem cumprir alguns requisitos e precisam estar preparadas para arcar com taxas que estarão envolvidas nas transações. O PROEX (Programa de Financiamento às Exportações) foi criado para auxiliar esse tipo de companhia, com financiamentos específicos.

Todos os procedimentos envolvidos nos negócios internacionais como envio de mercadorias ao exterior ou realização de serviços contam com diversas taxas. O PROEX é para auxiliar essas empresas na manutenção do negócio. Além disso, a medida é um incentivo do governo para incentivar a exportação de produtos e serviços nacionais para outros países.

Entenda mais sobre o programa e confira se a sua empresa pode aproveitar os benefícios ofertados:

O que é o PROEX?

O PROEX foi criado por meio de uma lei em 1991 pelo Governo Federal para dar apoio para exportações brasileiras na fase de comercialização. A ideia principal é oferecer condições nos mesmos moldes praticados no mercado internacional, com isso, as empresas podem se tornar mais competitivas fora do país. Em 2001, as regras do programa foram alteradas e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) passou a ser o responsável por regulamentar os produtos e serviços que permitem o acesso ao financiamento. 

O programa funciona como uma linha de crédito, e por isso precisa do suporte de uma instituição financeira. O Banco do Brasil é o agente financeiro exclusivo do PROEX. As empresas que tiverem interesse no programa, devem procurar uma das agências bancárias para fazer o requerimento. 

As modalidades do PROEX

O Programa de Financiamento às Exportações oferece duas modalidades de apoio à exportação:

Proex Financiamento: financiamento direto ao exportador brasileiro ou ao importador com recursos do Tesouro Nacional. Essa modalidade apoia exportações brasileiras de empresas com faturamento bruto anual até R$ 600 milhões. Os prazos de repagamento do financiamento variam de 60 dias a 10 anos, definidos de acordo com o conteúdo tecnológico da mercadoria exportada ou com a complexidade do serviço prestado. Para os financiamentos com prazo de até 2 anos, o percentual financiado pode  chegar a 100% do valor da  exportação. Nas operações com prazo inferior, a parcela financiada fica limitada a 85% do valor das exportações.

Proex Equalização: exportação financiada por instituições financeiras no País e no exterior, na qual o Proex assume parte dos encargos financeiros, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional. Essa modalidade pode ser contratada por empresas brasileiras de qualquer porte. A equalização da taxa de juros pode ser concedida nos financiamentos ao importador, para pagamento à vista ao exportador brasileiro, e nos refinanciamentos concedidos ao exportador. Os prazos de equalização variam de 60 dias a 15 anos, definidos de acordo com o valor agregado da mercadoria ou a complexidade dos serviços prestados, e o percentual equalizável pode chegar a até 100% do valor da exportação.

Sua empresa precisa de ajuda nas questões das taxas para o melhor funcionamento da mesma? Nós podemos te ajudar. Entre em contato!