Tire suas dúvidas sobre empréstimo para empresas

Atualmente, existem diversas alternativas de empréstimo para empresas que estão com dificuldades para superar os desafios impostos pelo coronavírus. Afinal, as linhas de crédito podem oferecer subsídios para fluxo de caixa, investimentos em expansão, compra de matéria-prima, entre outras ações.

Mas, o que são esses empréstimos empresariais e como solicitar? Quais linhas de crédito estão disponíveis? Neste texto, esclarecemos as principais dúvidas, especialmente para as pequenas e médias empresas.

Se você quiser ler mais sobre o assunto, confira os demais posts do blog da Contabilidade Gêmeos! Acreditamos que contabilidade e gestão andam lado a lado, por isso temos mais de 800 postagens com conteúdos relevantes para os gestores.

 

O que é o empréstimo empresarial

Trata-se de um aporte financeiro feito às empresas, que pode ser solicitado em bancos tradicionais, instituições financeiras, ou mesmo fintechs especializadas na concessão de crédito para empresários. 

É uma estratégia para superar momentos difíceis com menor impacto, ou mesmo financiamento, quando os recursos são destinados à expansão das atividades.

Ou seja, o aporte pode ser destinado a áreas que precisam de melhorias dentro da empresa. Por exemplo, podemos destacar:

  • Capital de giro
  • Modernização de espaços
  • Compra de matéria-prima
  • Suporte para despesas fixas
  • Expansão de atividades

Como solicitar um empréstimo para minha empresa?

Infelizmente, diversos financiamentos federais para enfrentamento da Covid-19 foram descontinuados em dezembro de 2020. Mas, ainda assim, existem diversas linhas de crédito disponíveis para micro, pequenas e médias empresas. Conheça algumas delas:

Pronampe

O Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi criado em 2020 para impulsionar negócios durante a pandemia. A ideia é torná-lo permanente, mas ainda não há data definida para o seu retorno.

BNDES

Hoje, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social oferece crédito direto para médias empresas, com foco em capital de giro e investimentos. 

Crédito de grandes bancos

Banco do Brasil, Caixa, Itaú e Santander são alguns dos grandes bancos que oferecem empréstimos para empresas, com condições, pagamentos e taxas de juros variadas.

Taxas acessíveis em fintechs de crédito

Existem diversas empresas digitais focadas em oferecer empréstimos para empresas. Elas têm processo 100% online, rápido e seguro. Inclusive, este é um dos principais motivos que atrai empreendedores: a ausência de burocracia. 

Inclusive, as solicitações podem ser feitas online e os contratos assinados por smartphone ou computador.

Esse método é chamado de Peer-to-Peer (P2P), em que pessoas físicas escolhem em quem investir, por meio das fintechs. Entre os motivos pelos quais o P2P é bem-sucedido no Brasil, são os recentes cortes na taxa básica de juros, a Selic, que ainda não alcançou os 3%. Assim, investidores precisam encontrar diferentes formas de investir seus ativos. 

Como escolher uma linha de crédito

A chave para ser bem-sucedido em seu empréstimo empresarial é a organização financeira. Entenda qual é o momento da sua empresa, saiba quais pontos estão equilibrados e quais devem ser melhorados.

Para tanto, tenha o apoio de uma contabilidade profissional, que forneça informações corretas e atualizadas para a sua gestão. Assim, você fica melhor equipado para tomar decisões.