É nosso cliente? Avalie-nos!

Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

Agora você pode ter a Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente eletrônico que vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. A Carteira Digital está disponível através do computador e de aplicativo para celular nas versões iOS e Android. 

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para todas as pessoas que irão ou estão prestando algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. É nela que ficam registradas as informações sobra a vida laboral do trabalhador, o que torna um instrumento para garantir o acesso aos direitos trabalhista previstos em lei.

A Carteira de Trabalho Digital funciona como uma extensão da Carteira física, que continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Por isso, é importante mantê-la.

Como ter a Carteira de Trabalho Digital?

Para você ter a sua Carteira de Trabalho Digital é muito fácil. Basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual do seu aparelho ou acessar via Web pelo link: https://servicos.mte.gov.br/. É preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br e utilizar o mesmo login e senha no App Carteira de Trabalho Digital.

Assim, ao ser contratado, o novo empregado não irá precisar apresentar a carteira em papel. Basta informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Todas as empresas com eSocial serão dessa maneira, aquelas que não tiverem eSocial continuarão solicitando a Carteira de Trabalho física.

Qual o objetivo da Carteira de Trabalho Digital?

O objetivo principal é facilitar a vida dos trabalhadores que passarão a ter o documento na mão sempre que precisarem. Todos os contratos de trabalho, novos e já existentes, e todas as anotações, como férias e salário, poderão ser acompanhadas em qualquer lugar. Outra vantagem é a agilidade na solicitação do documento, que pode ser feito digitalmente também. 

Outros benefícios esperados são o maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento, e integração das bases de dados do Ministério da Economia.