É nosso cliente? Avalie-nos!

DDA: ainda não conhece o débito direto autorizado?

Casal feliz olhando para o celular

O Débito Direto Autorizado, ou DDA, é um sistema mais prático e seguro de pagar boletos. Lembra daquele caderninho em que você anotava as contas, e ia riscando conforme ia pagando? Agora não precisa mais: você tem um sistema digital para visualizar e pagar todas as suas contas.

É uma solução tecnológica mais cômoda, segura e prática para pagar cobranças de condomínio, conta de internet, clube, entre outras. O DDA não tem taxas e pode ser usado por pessoas físicas e por empresas. 

O que é o Débito Direto Autorizado?

O DDA é um sistema que automatiza o processo de recebimento e pagamento de boletos. Você acessa todas as suas contas a pagar digitalmente, em um único canal. É um método mais moderno, eficiente e seguro de consultar seus débitos.

É possível, inclusive, visualizar contas de outras pessoas que estão sob sua responsabilidade, como a mensalidade da faculdade dos filhos, desde que eles autorizem junto ao banco.

Ou seja, acessando seu Internet Banking, telefone, ou caixa eletrônico, você tem acesso a todos os boletos direcionados para o seu CPF ou CNPJ. Você não precisa imprimir nada e escolhe quando e como pagar

Através deste sistema, você consegue fazer a gestão de todas as suas contas a pagar e consultar detalhes de cada boleto. O DDA é uma apresentação eletrônica do boleto – por isso, é diferente do débito automático, que é um modo de pagamento que debita automaticamente o valor da conta. 

Quais são os benefícios do Débito Direto Autorizado?

Os principais benefícios desta inovação são a comodidade e segurança. Entre as principais vantagens, estão a praticidade de não precisar digitar mais códigos de barra em aplicativos; e a garantia de recebimento dos boletos, que podem atrasar na versão impressa.

As vantagens para quem paga os boletos com Débito Direto Autorizado são:

  • Certeza do recebimento;
  • Comodidade para realizar pagamentos;
  • Maior controle sobre as contas a pagar;
  • Praticidade para visualizar e pagar de qualquer lugar;
  • Cadastro sem custos;
  • Avisos de recebimento e de prazos para pagamento;

O DDA tem benefícios também para quem recebe os pagamentos. Os principais são:

  • Controle das cobranças;
  • Rapidez e confirmação de entrega;
  • Diminuição de fraudes (digitar o código de barras errado, por exemplo);
  • Possibilidade de deixar de emitir boletos impressos;
  • Integração com sistemas de gestão;
  • Reduz solicitações de segunda via. 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) elenca ainda benefícios para o meio-ambiente. Com a diminuição do uso de papel, são poupadas árvores, água e energia elétrica. 

Como funciona o Débito Direto Autorizado

Para ter acesso ao serviço, basta se cadastrar junto aos bancos em que você tem conta, com seu CPF ou CNPJ de sua empresa. Quem emite boletos faz o registro junto ao banco e a partir daí você pode consultar digitalmente as cobranças.

Caso queira se desvincular, é necessário solicitar cancelamento junto à agência bancária. É importante notar que, geralmente, não há taxas para usar o DDA. 

Por enquanto, podem ser pagos apenas boletos de cobrança com este sistema. Outros tipos de contas impressas, como arrecadação de tributos, ou contas de serviços públicos ainda não estão disponíveis em Débito Direto Autorizado. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Débito Direto Autorizado, acesse a Cartilha da Febraban.