É nosso cliente? Avalie-nos!

Promover a saúde no espaço do condomínio é dever do síndico.

E isso tem a ver tanto com ações coletivas quanto com uma checagem regular da estrutura.

O bem-estar de todos os moradores do prédio dependem de um ambiente favorável, afinal, o convívio se dá em um espaço compartilhado, como se fosse uma pequena comunidade.

Elementos como água parada, iluminação, ninhos de insetos, entre outros, merecem a atenção do síndico para manter a segurança e evitar problemas no condomínio.

Conscientização

Para obter êxito em seus esforços em tornar os ambientes adequados ao convívio social, o síndico deve contar com o apoio dos moradores.

A prevenção a problemas que possam ocorrer pede que mais gente se engaje em ações para garantir o bom uso do espaço.

Além das conversas diretamente nas reuniões de condomínio, vale a pena abordar os vizinhos em momentos triviais enquanto passeia pelo local. De preferência, dê o exemplo, sempre demonstrando zelo pelo espaço durante o cotidiano.

Dessa forma, é mais simples encontrar adeptos para realizar alguma ação, como a limpeza de áreas comuns, manutenção de alguma parte da estrutura. Além de, é claro, contar com moradores mais conscientes ao usar as áreas comuns.

Como cuidar das áreas?

  • Enquanto estiver ocorrendo a limpeza de alguma área, sinalize que o piso está molhado. Garanta que os colaboradores envolvidos na limpeza façam uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI.
  • Verifique se a iluminação está em dia. Um acidente com crianças ou idosos pode ocorrer a qualquer momento caso um corredor não esteja bem iluminado.
  • Retire do caminho quaisquer obstáculos que possam provocar acidentes, como tapetes escorregadios e móveis com quina.
  • Falando em tapetes, mantenha apenas aqueles que são essenciais, como na recepção. Assim como os estofados e carpetes comuns nessa área, cuide para mantê-los livres de sujeira. Trata-se de um dos locais que mais concentra impurezas prejudiciais à saúde.
  • A brinquedoteca deve estar sempre limpa, a fim de evitar que crianças alérgicas tenham alguma reação ou mesmo adoeçam devido ao pó e ao mofo.
  • Manter a pintura do prédio em dia pode prevenir vários inconvenientes, como o mofo e as infiltrações. Faça com frequência uma inspeção para evitar problemas respiratórios e alergias nos moradores. O tempo recomendado para realizar a manutenção da pintura do prédio é a cada três ou cinco anos, dependendo das condições.
  • Espalhe pelo condomínio latas de lixo com cestas separadas de acordo com o material. Oriente os moradores a respeitar as indicações das cores.
  • Mantenha a dedetização do local sempre em dia. Se houver área verde, também precisa pulverizar a fim de evitar a multiplicação de pragas no jardim.
  • Busque sempre materiais e insumos de qualidade, certificados e com garantia, a fim de promover a saúde dos moradores e colaboradores.

Se você ainda tem dúvidas relacionadas com a gestão de condomínios, fique tranquilo. Entre em contato com a Contabilidade Gêmeos, pois temos a experiência necessária para ajudá-lo.